Livros da Poeta

SER POETA

Comecei a escrever poemas com 12 anos de idade. O primeiro deles, recebeu o nome de "Identidade." Naquela época, falava de sonhos e ideais, temas maduros para uma garotinha, mas o amor ainda era um assunto distante. Tinha uma certa rebeldia nas palavras e buscava uma contextualização social com meus sentimentos. Claro, que minhas amiguinhas do colégio não compreendiam muito aquilo que escrevia. E, desde muito cedo, compreendi que certas coisas são para serem sentidas e não expressadas em palavras, principalmente, se forem escritas.
Hoje, quando olho para trás, vejo o quanto foi importante aquele começo, de meu primeiro contato com a arte.


O tempo passou e o amor virou a tônica de meus poemas, não menos profundo do que o existencialismo inicial que me impulsionou às letras, porém com um tom racional.
Fui escrevendo cada vez mais, sem saber se um dia meus pensamentos virariam obras concretas.
Quando meu primeiro poema foi publicado numa revista chamada "Força Jovem" que circulava no campus da universidade, confesso que me enchi de orgulho. Era década de 80, os jovens cantavam "que país é esse...", a geração coca-cola estava na crista da onda, e eu fazia poemas.
Caminhava nos corredores da Unisul de Tubarão e as pessoas me apontavam, vinham conversar comigo e tudo aquilo foi um grande estímulo para seguir em frente. Fui convidada para integrar o DCE - Diretório Central do Estudante, e lá escrevi muitos artigos e, é claro, poemas também.


Conheci poetas da região de Tubarão, participei de saraus literários e estourei também em Imbituba, município que passei grande parte de minha vida, desde que me mudei do Rio de Janeiro para Santa Catarina, aos 6 anos de idade. Lá misturei-me à nomes consagrados da literatura regional. Na época, ainda não assinava minhas obras com o pseudônimo de Catarina Poeta, nome que adotei posteriormente, após participar de concurso literário na Espanha.


Tal crescimento foi fundamental e galopante. Fundei meu próprio jornal, o Imbituba News, onde pude exercitar minha veia literária escrevendo artigos e crônicas durante 5 anos consecutivos.
O trabalho jornalístico, somado ao poético, frutificou e me abriu grandes oportunidades. Passei a
escrever para outros jornais da região e do Estado catarinense, fiz parte da Adjori - Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, e cheguei a publicar artigos no Jornal A Notícia.


O PRIMEIRO LIVRO

Meu primeiro livro de poemas, intitulado Duas faces em versos, foi lançado em formato impresso e em parceria com outro poeta: Jorge Fagundes.
Uma única edição com mil exemplares lançada pela Editora Gráfica Juliana, marcou minha estréia como escritora no ano de 1991.
Foi uma incrível experiência ver concretizado e materializado aqueles poemas que eu havia escrito aos 12 anos de idade, e que estava lançando em minha vida adulta. Era um sonho realizado!
Os poemas do livro Duas faces em versos possuem um estilo bem diferente de meus atuais poemas. Falam com certa prosa, de coisas simples de meu cotidiano: o lugar onde morava, o prazer de ser poeta, o sentimento do amor.
A partir deste livro, não parei mais de escrever poemas. E fui escrevendo um livro após o outro, com a mesma vibração e tônica que me inspiraou a escrever o primeiro poema. 


O SEGUNDO LIVRO

O livro que marcou minha carreira solo como escritora foi Desejos e délírios.
Lançado em 1998 em formato impresso por Lex Graf Editora, a primeira edição teve uma tiragem de mil exemplares.
Totalmente ilustrado, o livro proporciona uma busca interior a partir de sentimentos poéticos que envolvem o desejo físico e o delírio intelectual de quem o escreveu, instigando tais sentimentos em quem o lê.

Em 2010, Desejos e delírios ganhou uma nova versão atualizada em formato E-book, lançado pela Bookess Editora. Sem as gravuras internas, com nova capa e alguns poemas inéditos, esta segunda edição ganha proporções maiores com o espaço virtual da web.

O TERCEIRO LIVRO


Inquietação é meu livro preferido!
Quando o escrevi, encontrava-me numa atmosfera de intensa emoção, pois minha vida passava por transformações radicais com a perda de pessoas muito amadas.

Minha veia poética, que fora despertada aos 12 anos de idade, fluia intensa e inquietantemente. Foi o período em que escrevi poemas cuja poesia mostrava a dualidade da vida e da morte a partir de um olhar questionador.

A primeira edição de Inquietação saiu em 2002 em formato E-book, pela editora VirtualBooks, do Portal Terra. Desde o lançamento milhares de leitores fizeram downloads gratuitos do livro no link: http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/Inquietacao.htm

Em 2010, pela Bookess Editora, saiu a segunda edição de Inquietação totalmente revisada, com uma nova capa e alguns poemas inéditos, no link http://www.bookess.com/read/3891-inquietacao/
Enquanto eu revisava o livro Inquietação, senti muita inspiração e escrevi vários outros poemas, que já estão compondo o corpo de um novo trabalho que lançarei em breve.

      
O QUARTO LIVRO

Em 2008 criei o blog Releituras, impressões e expressões de Catarina Poeta, a fim de divulgar na Web meu trabalho como escritora.
O resultado para mim foi surpreendente!
Tenho visitantes assíduos de várias partes do mundo: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Dinamarca, Espanha, Argentina, México, Alemanha, Japão, Colombia, Inglaterra, Canadá, Suíça, França, Itália, Venezuela, República Dominicana, Equador, Porto Rico, Chile, Russia, Bélgica, Holanda, Angola, Austria, Austrália, Bolívia, Belize, Panamá, Índia, Coreia, Moçambique, Cabo Verde, Romenia, Albania, Israel, Uruguai, Luxemburgo, Suécia, Paraguai, Finlândia, Peru, Indonésia, Republica Checa, Marrocos, Filipinas e Senegal são alguns dos países nos quais tenho fãs que sempre lêem e comentam meus poemas no blog.

Desde julho deste ano, o blog pode também ser lido nos idiomas Francês, Inglês e Espanhol, uma maneira que encontrei de me aproximar ainda mais dos meus leitores.

O sucesso do blog me estimulou a lançar o livro Releituras..., uma coletânea dos poemas publicados no blog e lançado também pela Bookess Editora, minha atual parceira de publicações.

O QUINTO LIVRO



Este livro, Pulsações, é mais um presente para meus leitores. Com poemas curtos, leves, sem proselitismo maior, apenas propondo-se a ser mais um espaço em que os sentimentos aflorem por identificação primordial e possam ser compartilhados no macro universo da pessoalidade. É mais um filho literário que nasce, e supostamente vem com a vocação natural de inspirar outros poetas internalizando tal identificação. Espero que gostem e que comentem mais esta obra.