DIA NACIONAL DA POESIA
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos. Ele escreveu poesias importantes como “Navio Negreiro” e ficou conhecido como poeta dos escravos. Por ser um dos grandes expoentes da poesia romântica no Brasil é que Castro Alves é homenageado até hoje. A poesia é uma forma de arte gloriosa que encanta gerações há séculos. Gosto da ligação que Leonardo Da Vinci fez entre a pintura e a poesia, quando disse:
"A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê", pois descreveu de forma simples esta arte tão intensa e tão interligada à outras formas de arte. Pablo Neruda, o poeta universal, disse que
"a poesia tem comunicação secreta com o sofrimento do homem". E, assim é. Nada retrata de forma tão ímpar o sentimento amalgamado do ser quanto a poesia. Eu bem o sei... muitos poemas rolam da face direto para a pena, e desta, para as folhas em branco, que transformam-se em vidas alienadas da realidade... em personagens que amam, sofrem, sonham. E viva o poeta! E viva a poesia!
TRIBUTO AO POETA
Acredito na misticidade do poeta
Que transforma pensamento em poesia
Faz do sonho a leitura dos amantes
Que sonhando faz da vida alegria
Feito um mago, os sentimentos adivinha
Torna doce, a dor profunda de quem sofre
Fala de flores onde há somente espinhos
Tocando a alma com intenção nobre
Olhando o mar, o sol e as estrelas
Retrata em versos a própria vida que ama
É o poeta, então, um grande artista
Nos faz chorar com os poemas que declama
Posto na morte, o que não o foi em vida
Muitas vezes, só então reconhecido
Mesmo ausente, entre nós está presente
Por teus poemas não serás jamais esquecido
Catarina Poeta